Press enter to see results or esc to cancel.

HTML Básico – Post 1 – Página na Internet

Esquema de acesso

 

Bem, todos nós sabemos o que é uma página na Internet, é aquele site que você digita o endereço e acessa pelo seu computador ou pelo celular. Certo, mas como isso tudo funciona?

Vou explicar aqui de forma bem simplicada onde fica este site que você acessa e como ele vai parar no seu computador. Veja a ordem a ser seguida.

1º – O código do site é criado, algum desenvolvedor utilizando um editor de texto, ou ferramentas de criação de códigos, escreve todas as linhas de comando que criarão o corpo e o layout do site. Este desenvolvedor coloca este arquivo com todas as linhas de código dentro de uma pasta com todas as imagens, vídeos ou aúdios que serão uilizados no site.

2º – Esta pasta com todas as informações e arquivos é depositada em um servidor. Este servidor pode estar em qualquer lugar do mundo, sendo acessado através da Internet. Para que você tenha acesso ao site que está depositado neste servidor, você também precisa de acesso a Internet. Você também vai precisar do endereço do site, como exemplo: “www.google.com”.

3º – Para acessar este site, em seu computador, celular ou tablet, abra o navegador, como exemplo: Internet Explorer, Firefox, Chrome. Digite o endereço do site. Pronto, em sua tela irá aparecer o site que está depositado em servidor em algum lugar do mundo.

Muitas pessoas pensam na Internet como uma “nuvem de informações”, de mandeira bastante abstrata podemos dizer que a informação é correta, mas para nossa série de instruções sobre HTML, é importante você entender que as informações não estão voando por aí, na verdade elas existem em algum lugar, e são acessados através de métodos lógicos e seguindo procedimentos bem definidos.

Nos próximos posts vamos tratar do desenvolvimento de páginas para internet, ou site, como você preferir chamar. Sempre de maneira simple,s dividida em tópicos rápidos.

Aguardo você no próximo post. Até lá!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone
Comments

1 Comment

Fernanda

Muito esclarecedor!


Leave a Comment