Press enter to see results or esc to cancel.

HTML Básico – Post 3 – Informações de Cabeçalho

Durante nosso processo de criação de páginas HTML, iremos utilizar alguns padrões de escrita que facilitam a leitura de nosso código, isso irá beneficiar não somente nós mesmo, mas outras pessoas que venham a ler o código digitado, e também o próprio navegador que irá carregar a página da Internet.

Para checarmos se nosso código está seguindo os padrões já estabelecidos, vão utilziar o Markup Validation Service, provido pela W3C, organização que gerencia os padrões e formas de se criar códigos para sites. Clique aqui para acessar o validador de código.

Neste post, vamos aprender a inserir algumas linhas no cabeçalho do código, estas linhas como dito anteriormente são muito importantes para leitura dos comandos e serão adotadas em todos os nosso projetos daqui em diante.

Observe o código abaixo:


<!doctype html>
<html lang="pt">
<head>
    <meta charset="UTF-8" />
    <title>Título da sua página</title>
</head>
<body>
    <header>
        Aqui você escreve o cabeçalho da sua página.
    </header>
    <section>
        Aqui você escreve o conteúdo da sua página
    </section>
    <footer>
        Aqui você escreve o rodapé da sua página
    </footer>
</body>
</html>

Na linha 1 temos a tag <!doctype html>, esta tag informa ao navegador qual o tipo de arquivo será carregado, neste caso, será o formato “HTML“.

Na linha 2 temos a tag <html lang=”pt”>, onde informamos o idioma da página que estamos criando, neste caso “pt” para Português.

Na linha 4, utilizamos a tag <meta charset=”UTF-8″ />, para declararmos o formato de codificação de nossa página.

Não há necessidade de nos aprofundarmos nos assuntos relacionados as tags apresentadas neste post.Apenas lembre-se de digitá-las no início de seu código. Usaremos sempre.

Copie o código que criamos e teste no validator de código que citei anteriormente, note que o código está dentro das especificações.

Aguarde nosso próximo post. Até lá!

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedInEmail this to someone
Comments

Leave a Comment