HTML Básico – Post 3 – Informações de Cabeçalho
Durante nosso processo de criação de páginas HTML, iremos utilizar alguns padrões de escrita que facilitam a leitura de nosso código, isso irá beneficiar não somente nós mesmo, mas outras pessoas que venham a ler o código digitado, e também o próprio navegador que irá carregar a página da Internet.
Para checarmos se nosso código está seguindo os padrões já estabelecidos, vão utilziar o Markup Validation Service, provido pela W3C, organização que gerencia os padrões e formas de se criar códigos para sites. Clique aqui para acessar o validador de código.
Neste post, vamos aprender a inserir algumas linhas no cabeçalho do código, estas linhas como dito anteriormente são muito importantes para leitura dos comandos e serão adotadas em todos os nosso projetos daqui em diante.
Observe o código abaixo:
<!doctype html> <html lang="pt"> <head> <meta charset="UTF-8" /> <title>Título da sua página</title> </head> <body> <header> Aqui você escreve o cabeçalho da sua página. </header> <section> Aqui você escreve o conteúdo da sua página </section> <footer> Aqui você escreve o rodapé da sua página </footer> </body> </html>
Na linha 1 temos a tag <!doctype html>, esta tag informa ao navegador qual o tipo de arquivo será carregado, neste caso, será o formato “HTML“.
Na linha 2 temos a tag <html lang=”pt”>, onde informamos o idioma da página que estamos criando, neste caso “pt” para Português.
Na linha 4, utilizamos a tag <meta charset=”UTF-8″ />, para declararmos o formato de codificação de nossa página.
Não há necessidade de nos aprofundarmos nos assuntos relacionados as tags apresentadas neste post.Apenas lembre-se de digitá-las no início de seu código. Usaremos sempre.
Copie o código que criamos e teste no validator de código que citei anteriormente, note que o código está dentro das especificações.
Aguarde nosso próximo post. Até lá!
Comments
Comments are disabled for this post