Press enter to see results or esc to cancel.

HTML Básico – Post 2 – Estrutura Básica

Neste post vou passar de maneira bem rápida e simplificada o que você precisa fazer para criar sua página na Internet. Tudo o que você precisa é do bloco de notas. Claro que se você quer criar algo mais elaborado, existem muitas outras ferramentas que podem auxiliar, mas estão fora do escopo deste post.

Observe o código que segue:


<html>
	<head>
		<title>Título da sua página</title>
	</head>
	<body>
		<header>
			Aqui você escreve o cabeçalho da sua página.
		</header>
		<section>
			Aqui você escreve o conteúdo da sua página
		</section>
		<footer>
			Aqui você escreve o rodapé da sua página
		</footer>
	</body>
</html>

Este código está bem simples, mostrando apenas o corpo da página. Vamos entender o que aconteceu.

Estas letras e palavras entre os caracteres “<” e “>“, são chamadas tags, elas vão indicar o que se pretende fazer com o texto que você escreveu, ou onde colocá-lo.

Sua página deve começar com a tag <html> e ser finalizada com o fechamento da mesma tag </html>, observe que para fechar uma tag você precisa apenas colocar o caractere “/” logo após o “<“. Atenção isto é muito importante, TODA tag aberta deve ser fechada.

Em seguida na linha 2, temos a tag <head>. Aqui colocaremos informações relevantes para a interpretação do código por parte do navegador (calma, isso não importa agora). Dentro desta tag inserimos outra tag, <tittle>, aqui escreveremos o título da página que vai aparecer na abinha lá de cima do seu navegador.

Na linha 5 temos a tag <body>, “body” em inglês significa “corpo”, ou seja aqui será inserido o corpo da página, tudo o que queremos que as pessoas vejam.

Na linha 6 temos a tag <header>, o cabeçalho da nossa página, aqui você pode escrever do que a página se trata, assunto, tópico e por aí vai…

Na linha 9 temos a <section>, perceba que já estou evitando repetir “tag”, “tag”, “tag”… Bem, na <section> ficará o conteúdo da sua página, seu texto, poema, crônica, qualquer coisa que você quiser.

Na linha 12 temos o <footer> que é o rodapé da página, aqui geralmente as pessoas escrevem suas informações de contato, links relevantes para o assunto tratado, ou menções de direitos autorais, enfim, colocam de tudo.

Pronto, de um ponto de vista bastante simplista, temos uma página da Internet desenvolvida em HTML.

Depois que você digitou todo o seu código no Bloco de Notas, clique em “Salvar Como”, escolha o local onde deseja salvar, dê um nome para seu arquivo, sugiro “index.html”. Isso mesmo, tem que escrever esse “.html” depois do nome, pois este é o tipo de arquivo que precisamos criar para o seu navegador entender que precisa abrir este arquivo.

Feito isso, você verá que o arquivo que você acabou de criar está com o ícone do seu navegador, dê um duplo clique, e a página será aberto. Está muito simples, mas já é um bom começo.

Parabéns! Sua primeira página de Internet. No próximo post terá dicas de como deixar tudo mais interessante, até lá vá escrevendo o seu conteúdo que depois vamos dar uma ajeitada em tudo.

Até mais.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone
Comments

Leave a Comment